Modelagem

Máquinas de costura doméstica, semi industrial e industrial

Máquina de costura doméstica é a mais usada em costura. Faz costura reta simples, possui pontos decorativos para acabamento e pontos flexíveis. Os pontos flexíveis são pontos elásticos usados para costurar malha. Costumo usar mais o zigue-zague para esta finalidade. Existe uma infinidade de marcas e modelos. As mais simples possuem menos pontos decorativos, são feitas com mais peças plásticas e são menos velozes. As mais “fortes” possuem o quadro interno todo de aço ou alumínio, mais pontos decorativos e são mais velozes. Há muitas marcas no mercado. Sempre que for escolher uma se atente se em sua cidade há técnico e peças para a marca que escolheu. Isso vai evitar problemas quando precisar de reparo. Existem as mecânicas que são as mais usadas, pois são mais resistentes e as digitais que tem um custo de manutenção muito caro, pois não é todo técnico que conserta e as peças de reposição são muito caras.

A máquina de costura industrial é mais potente, mais veloz e possui motor externo. São para grandes produções, pois são mais rápidas. Algumas marcas tem feito máquinas industriais retsa também com ponto zigue-zague. Quando for comprar uma, prefira as que tem zigue-zague. Vai ajudar bastante nos acabamentos. Não possuem pontos decorativos.

Máquina de costura ultraloque são as chamadas “overloques domésticas”. Trabalham com 3 ou 4 agulhas. Elas fazem o ponto overloque (3 agulhas) simples para malha e o ponto cadeia (4 agulhas) para tecido plano que tem uma costura reta a mais no meio do ponto overloque. Os pontos podem ser regulados para mais largos ou mais estreitos. Costuram bem tanto tecido plano quanto malhas. São mais simples de passar as linhas, porém, para cada malha, tem que alterar a regulagem.

Máquina de costura overloque semi-industrial (conhecida também como chinesinha ou verdinha) são máquinas que trabalham com 3 agulhas e fazem apenas o ponto overloque. Tem várias marcas no mercado e são importadas. Quando for comprar uma, escolha a que tem motor externo (este tubo cilíndrico atrás da máquina da primeira foto). As que tem motor interno não são muito resistentes. Estas máquinas são difíceis de regular e não são muito boas para costurar peças justas que esticam muito ao vestir como legging e calças bailarinas. Mas costuram bem peças soltinhas e dão um bom acabamento em tecido plano. Para cada tecido tem que regular a máquina novamente.

Máquina de costura interloque são as chamadas “overloques industriais”. São mais velozes e possuem motor externo. Aguentam grandes produções. Trabalham com 3 agulhas (overloque), 4 ou 5 agulhas (ponto duplo overloque e reto). Ela faz o ponto overloque simples (3 agulhas) e também a costura reta ao mesmo tempo (5 agulhas). Este ponto reto junto com o overloque é usado para costurar jeans e tecido plano. Para malha é usado somente o overloque. São mais difíceis de passar linha, mas fáceis de regular. Para cada malha precisa alterar a regulagem dos pontos.

Máquina de costura galoneira doméstica (também conhecida como colarete doméstica) é uma máquina que faz barra em peças de malha e prega elástico. Possui costura dupla e tripla. São mais fáceis de passar a linha. Possuem várias regulagens o que torna a regulagem mais complexa. Para cada malha tem que regular os pontos.

Máquina de costura galoneira semi-industrial (também conhecida como colarete portátil) é uma máquina que faz barra em peças de malha. Possui costura dupla e algumas também tem costura tripla. Possuem motor acoplado na máquina. São difíceis de regular. Possuem várias regulagens. O que torna a regulagem mais complexa. Para cada malha tem que regular os pontos. Não são muito resistentes e são bem pesadas.

Máquina de costura galoneira industrial (também conhecida como colarete industrial) é uma máquina que faz barra em peças de malha e prega elástico. Possui costura dupla ou tripla e pregam elástico em malhas. São mais potentes, mais velozes e aguentam grandes produções. São mais difíceis de passar a linha, porém mais fáceis de regular os pontos. Para cada malha tem que regular os pontos.

Marlene Mukai

View Comments

Recent Posts

Como pregar túnel para passar faixa de ajuste

Vídeo aula ensinando a pregar um túnel na cintura de blusas ou vestidos para ajustar…

2 dias ago

Jaleco, colete ou avental de professor

Esquema de modelagem de jaleco ou colete sem mangas do tamanho PP ao G5. Como…

4 anos ago

Top cropped bralette de amarrar

Esquema de modelagem de top cropped bralette franzido embaixo do busto com alças e rolotê…

2 anos ago

Como escolher tecido

Vídeo aula ensinando como escolher tecidos. Tipos de tecido, caimento, gramatura, trama, etc. https://www.youtube.com/watch?v=KuzFKVUnzDs Curso…

1 semana ago

Top cropped cava americana frente única

Esquema de modelagem de top cropped cava americana frente única de amarrar nas costas do…

2 semanas ago

Blusa cava americana com pregas no decote

Esquema de modelagem de blusa cava americana com pregas no decote e alças finas do…

3 semanas ago