Peças de alfaitaria possuem o corte mais reto e estruturado, feitas com tecidos mais estruturados. As técnicas de modelagem são mais complexas e o acabamento mais elaborado. Fiz uma lista dos principais tecidos usados na alfaiataria . Todas os tecidos listados abaixo estão a venda pela internet no site http://www.maximustecidos.com.br/ .

 

 

 

 

 

 

 

Tecido de alfaiataria com risca de giz. Um dos tecidos mais tradicional que confere nobreza e caimento as peças estruturadas como paletós, blazer e calças.

Tecido fibra de bambu. Um tecido de fibra natural mais leve que os tecidos tradicionais, próprio para meia estação ou verão.

 

 

 

 

 

 

Linho é um tecido clássico na alfaiataria, muito usado em países mais quentes por ser mais leve. Confere elegância as peças, embora amasse muito.

 

 

 

 

 

 

 

Super 100, 110 ou 120 são um tecido de lã fria. Um dos tecidos mais nobres na alfaiataria, pois se adequa a várias temperaturas. A textura do tecido é determinada pelo fio que pode ser 100, 110 ou 120.

 

 

 

 

 

 

 

Gabardine é um tecido muito usado no Brasil por ser barato e mais fresco que as lãs tradicionais. Existe vários tipos de gabardine. De algodão ou poliéster. Lisos, acetinados ou com tramas próprias para alfaiataria como estes acima.

 

 

 

 

 

 

Crepe span alfaiataria é outro tecido muito usado no Brasil por ser mais leve e fresco. Fica muito bonito em vestidos tubinhos e blazer de meia estação femininos.

 

 

 

 

 

 

Crepe kang dupla face. Uma novidade em tecido, que pode ser usado dos dois lados. Fica muito bonito em peças combinadas. Um blazer estampado com a dobra da gola lisa ou vice versa ficaria lindo neste tecido.

 

 

 

 

 

 

Crepe alfaiataria. Este tecido fica muito bem em calças, saias e shortes devido a textura e caimento. Tem com ou sem elastano.

 

 

 

 

 

 

Tecido alfaiataria micro filamento de poliéster com viscose. Um tecido próprio para blazer, paletós e calças de verão com bom caimento.

 

 

 

 

 

 

Lã acrílica. Um dos tecidos mais usados na alfaiataria brasileira. Não é um tecido muito quente e também não muito frio. É ideal para o nosso outono e inverno. É um tecido mais seco.

 

 

 

 

 

 

Entretelas encorpadas simples ou termocolantes  são essenciais para estruturar peças de alfaiataria. Usadas em golas, revel, cós, lapelas, punhos e barras. Há brancas, of white, pretas ou chumbo.

Marlene Mukai

View Comments

  • Prezada Marlene,

    Sou sua aluna no curso de modelagem e vou fazer um conjunto de casaqueto e saia para minha neta de 3 anos para o inverno e gostaria de uma sugestão de forro, pois penso fazer em tweed, mas não sei que forro escolher, gostaria de fazer um forro florido, para ficar mais alegre.
    Muito obrigada
    Regina

  • Bom dia Marlene!
    Gostaria de saber qual tecido me indica para forro de um terno feminino branco na calça devido a transparência leve mas tem, gostaria de forrar a calça do terninho que ficasse imperceptível.
    Aguardo retorno

    • O melhor forro para blazer é alpaseda que não dá mal cheiro.
      Para calça, se for tecido muito fininho, tem que ser um forro com o mesmo caimento, ou seja, com a mesma maciês.
      Se for um tecido mais seco, pode ser cambraia de algodão.

    • O melhor forro é alpaseda que é um forro que não dá mal cheiro e é macio. Tem também o bembergue e o tafetá de forro que são mais secos.

  • comprei o método de corte de ouro, cortei o terno, mas não consigo costura-lo, já montei, desmontei e por fim desanimei, estou com as peças por acabar por não entender o molde . O que fazer?

  • Querida Marlene, boa noite!
    Esses tecidos de alfaiataria podemos encontrar em qualquer loja de tecido ou só em lojas especializadas? Gostaria de saber onde posso encotra-los. Obrigado!

  • Preciso de um livro elaborado para alfaiataria de alta costura masculina e femina. Com dicas de acabamento.
    E como fazer o molde sob medida.

Recent Posts

Como fazer top cropped ciganinha

Vídeo aula ensinando a fazer top cropped ciganinha com busto franzido com elástico.Continue reading Como…

3 dias ago

Camisa manga asa

Esquema de modelagem de camisa com manga asa do tamanho 34 ao plus size 62.Continue…

5 dias ago

Como fazer drapeado torcido

Vídeo aula ensinando a modelagem de vestido drapeado torcido.Continue reading Como fazer drapeado torcido →

7 dias ago

Blazer cropped com transpasse

Esquema de modelagem de blazer cropped com transpasse do tamanho 34 ao plus size 62.Continue…

2 semanas ago

Colete frente única com gola esporte

Esquema de modelagem de colete frente única com gola esporte e recorte princesa do tamanho…

2 semanas ago

Como fazer 5 modelos de saias com pregas

Vídeo aula ensinando a fazer 5 modelos de saia com pregas: saia colegial simples, saia…

2 semanas ago