O caimento de uma roupa não depende só da modelagem e costura. Depende também do corpo e da roupa escolhida. Na maioria das vezes o caimento ruim está ligado a má escolha do modelo para aquele tipo de corpo. Por exemplo, uma blusa com cava americana ou uma regata nadador não ficam bem para quem tem ombros largos, mas caem muito bem para quem tem ombros estreitos e quadris grandes. Um vestido justo ao corpo em uma mulher acinturada fica bem melhor que em uma mulher com barriga saliente.
Também determina o caimento de uma roupa, o tecido escolhido. Uma blusa fluida feita de seda ou viscose pura tem um caimento melhor que uma feita com voal sintético que é seco e arma. Um blazer feito com tecido de alfaiataria, devidamente entretelado e forrado tem um caimento melhor que um feito de tecido sintético, muito mole e sem forro. Um vestido drapeado pede um tecido mais flexível. Uma calça esportiva pede um tecido mais rústico mo denim ou sarja, já uma calça social pede tecido de alfaitaria.
As estampas escolhidas para cada modelo também interfere no caimento. Uma roupa com muitos recortes aparece mais em tecido liso. Em tecido estampado, os recortes tendem a desaparecer. Uma roupa com estampas florais muito grandes não ficam bem em gordinhas ou baixinhas, pois diminuem a estatura e aumenta o volume. Uma roupa com estampaps miúdas ficam bem em qualquer tipo de corpo. Listras na verticam alongam a silhueta. Já na horizontal, diminuem e achatam. Meninas gordinhas ou baixinhas ficam melhor com listras na vertical.
Outra coisa que determina o caimento é o corte da roupa. Uma roupa feita sob medida para aquele tipo de corpo, que foi devidamente provado e ajustado, obedecendo as proporções, fica melhor no corpo que uma roupa comprada em loja de departamento, que foi feita seguindo padrão de tabela que nem sempre é a mesma de quem compra a roupa.
O fato de uma pessoa ser tamanho 42 não significa que todas as roupas tamanho 42 ficarão bem nela. Uma mulher pode ser tamanho 42 e ter o busto mais ou menos volumoso, a cintura fina ou grossa, o quadril estreito ou largo. E escolher o modelo de acordo com o seu corpo vai determinar o caimento. Uma saia godê ou evasê, por exemplo, para moças com bumbum saliente ou cheinhas ficam bem se fizer a parte das costas maior no comprimento. Vai evitar que a saia fique repuxando. E para quem tem cintura grossa, não precisa colocar pences na linha da cintura e ficam melhor com vestidos ou saias evasê suave. Mulheres com muito seio ficam melhor com camisas e vestidos com recorte princesa, pois este recorte permite ajustar a cava e a cintura.
A costura também determina o caimento de uma roupa. Se fizer costurar uma blusa de chiffon ou seda, por exemplo, com agulha grossa, de ponta “rombuda”, com a tensão da máquina mal regulada, a costura vai repuxar deixando as costuras franzidas e feias. O caimento não será adequado. Uma barra mal feita ou o forro mal posicionado ou curto também vai deixar a peça “enfolando”. Para que as cavas e decotes não fiquem embabadando, devem ser embebidos antes de pregar o acabamento. Esta técnica vai ajustar melhor as curvas.
A modelagem também pode deixar um caimento ruim se não for feito de acordo com o modelo ou manequim. Para homens, por exemplo, a camisa precisa ter a queda de ombro na frente, tendo que se fazer a modelagem da altura da cava maior nas costas, pois os homens possuem a musculatura do ombro mais desenvolvida que o da mulher. Se fizer a cava da frente muito cavada, a manga ficará repuxando. Se fizer a cava das costas muito aberta, a a manga ficará “pegando” ao tentar fechar os braços. Um gancho muito curto nas costas faz com que a calça fique “entrando” e um gancho com pouca curva na frente, dá pregas na virilha. Ombros muito grandes deixam a peça parecendo que foi pega emprestado de uma pessoa maior. Uma camisa precisa ter o ombro um centímetro maior, mas não pode ultrapassar esta medida para não ficar “enfolando” na cava.
Quando for fazer uma roupa, siga estes critérios:
1- Escolha o modelo certo para o tipo de corpo que vai usar a roupa.
2- Escolha o tecido adequado ao modelo que escolheu.
3- Faça a modelagem de acordo com o modelo escolhido e as medidas da pessoa para quem irá fazer.
4- Regule a máquina de costura, escolha os aviamentos de qualidade e a agulha certa para o tecido.
5- Se estiver fazendo sob medida, prove a roupa 3 vezes antes de finalizar. Uma com a peça alinhavada. Outra com a costura de laterais e ombros e a 3ª com ela já costurada para marcar as bainhas. Em cada prova, ajuste e corrija os defeitos, caso haja.
6- Escolha o acabamento adequado à roupa.
7- Capriche na finalização.
Excelente matéria! Obrigada!
Deus abençoe muito você por suas dicas e por transmitir para nós
Suas riquezas em conhecimento
Gracias a Dios por dale ese don y ese corazón noble para compartir su conocimiento y experiencia… Mil gracias por su enseñanza lástima que apenas ahora es que la voy conociendo…
Boa tarde Marlene ?
Amo suas dicas.
Queria saber como faço para o blazer parar de enrugar na bainha das costas??
Comprei um blaizer e não sei o que fazer.
Desde já agradeço.
Deus te ilumine.
voce é um ser humano lindo e uma professora maravilhosa, aprendo muito contigo.feliz vida pra voce e familia.
Gratidão Marlene! Suas dicas e informações são valiosas! Sucesso sempre para você!
Marli
oi Marlene.obrigada sua dicas são ótimas..uso os moldes de calças seus são ótimos.mas tem pessoas que a calça fica repuxando entre as perna na parte de traz ..como devo corrigir no molde para essas pessoas… muito obrigada pelos molde e dicas .aprendo muito com vc
Marlene, bom dia!
Obrigada pelos vídeos, pelas modelagens e tudo que voce posta. Sigo você em tudo que faz e cada dia minhas costuras e modelagens ficam melhores com suas orientações.
Marlene, gostaria de te pedir um favor: vou a um casamento durante o dia, as 15 hs exatamente. Tenho 55 anos, 1,65m e 57 kg. Sou branca. Gostaria que me indicasse um modelo para esse casamento, com a modelagem, que seja adequado para minha idade e para o horário do casamento. Obrigada. Um forte abraço. Feliz dia das mães.
Fiquei sua fã incondicional,desde uma apresentação sua na Eduk. Apesar de acessar internet com pouca frequência eu amo ver os seus vídeos e os seus ensinamento.Acho maravilhoso e louvável a maneira de como você explica suas aulas. Amo, simplesmente. Você é maravilhosa, parabéns e que Deus, nosso Pai Maior lhe proteja sempre,lhe cubra de bençãos.
Só maravilhas! Amooooo td issoo..
Estou me aventurando no mundo da costura por isso venho aqui te agradecer pela disponibilização e fácil explicação dos seus moldes,fiz a minha primeira peça,uma linda calça Pantalona com pregas que foi um sucesso!
Te Desejo muito sucesso Marlene Mukai!
Marlene queria muito enviar uma foto de uma vestido para você me
Passar dicas de como fazer ele você tem um e-mail de contato que eu passa enviar foros para você?
Obrigada, vc é sensacional tem me ajudado bastante. Sou aprendiz e fico fascinada com seus ensinamentos. Um beijo no seu coração.
Muito obrigado Marlene…estou com 42 anos e só agora estou descobrindo o quanto amo a costura. Ja trabalhei de quase tudo,hoje trabalho em casa com reformas de roupas e estou começando a cortar para mim mesma aprendendo com você…Grande talento é você nota mil
Hola, me gustan mucho los molde que coloca en web; pero me gustaría saber si los moldes incluyen margen de costura?
Gracias les escribo desde Venezuela
Costuro para fábrica as peças já vem cordatas mas gosto de fazer as roupas as vezes arrisco em fazer um vestido gosto de modelos complicado mas não sei tirar as medidas necessárias e passar pro papel pode me ajudar obrigada
Eu. Ameii
Como sempre suas discas são preciosas. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
adorei todas essas preciosas dicas… principalmente para principiantes que como eu as vezes pecam em usar material disponível no momento e contam com o “tomara que de certo”, rsrs !!! obrigada Marlene, abraços.
Aprecio seu trabalho, você foi a inspiração para eu iniciar na costura.
Amo suas dicas!
vc tem me inspirado!
Olá Professora Marlene Mukay, amei suas explicações, mais objetiva que isto é impossível, eu sei costurar um pouquinho, não sou formada em nenhuma faculdade, aprendi com minha mãe a montar roupas de fabrica e depois fiz um cursinho em casa com uma amiga, de modelagem, e me identifiquei muito com seu método, e há algumas clientes que acham que temos que fazer milagres, muito obrigada, por me fazer entender que; toda costureira tem as mesmas dificuldades com relação a suas clientes. Sou sua fã. Um abraço.
Ótimas dicas!
Parabéns pelo seu trabalho!
Bjos!
Att.
Erlainne
Oi, estou costurando a pouco mais de 2 anos, não consigo entender bem esse assunto que vc falou sobre que tipo de agulha usar pra cada tecido. Assisto seus tutoriais e acho muito bom. Gostaria que vc fizesse um sobre esse assunto, dicas sobre tecidos e quais agulhas que devemos usar. Obrigada!
Maravilhosas dicas, como sempre super didático e prático.
Acompanho suas aulas na net, estudo pelos seus livros que comprei, inclusive aguardo os próximos.
Agradecimento de coração pela generosidade com que vc compartilha seus conhecimentos.
Felicidades sempre.
Abraços
Kelly Morais
Nossa. Muito obrigada por essas dicas de ouro.?
Ótimas dicas
Nome é Ana Paula estou comecando a costurar vestidos de noiva p/ aluguel uso sempre sua modelagem gostaria de comprar tudo que voce tiver de moldes e materiais relacionados a este assunto, e se tiver algumas dicas ficarei feliz obrigado.
Marlene amo seus moldes e método de modelagem, ja adquirir o livro e a régua na mundial réguas.
Adoro seus molde, suas aulas orientações tudooo.
Estou fascinada pelo seu trabalho, Estou tentando fazer vestidos pras mim,aprendiz na costura e adorando. Um abraço
Amei suas dica as vez tenho esse problema com minhas Cliente bjs.
Sua decisão em compartilhar conhecimento, não nega sua formação educacional. Válido e extremamente nobre, neste mundo atual onde o que importa é, tão somente, o lucro. Parabéns. Sigo com interesse suas publicações e já adquiri seu livro. Gosto muito. Beijo grande
Excelente as informações!
Obrigada por compartilhar o seu conhecimento proporcionando sonhos a outras pessoas.
Isto também é caridade, isto também é amor.
muito bom… amo seus moldes e estou iniciando costuras.
Muito importante essa informações.