Perfil

Me chamo Marlene Mukai. Formada em História e Geografia. Lecionei por 20 anos. Abandonei a carreira de professora para abrir minha própria loja e confecção de roupas. Costuro desde criança. O primeiro método que estudei foi o Método Rederb, um método misto alemão na Escola das Irmãs Sacramentinas em Minas Gerais aos 13 anos. Aprendi técnicas de costura com minha mãe, que já era costureira e fazia roupas sob medidas, das mais simples à vestidos de noiva e festa. Em São Paulo aprendi outros métodos como a alfaiataria Italiana, francesa e o Método Coreano. Quando abri minha confecção percebi a necessidade de simplificar a modelagem para agilizar a produção. Pesquisei outros métodos e desenvolvi o meu próprio método. Escrevi um livro para divulgar meu método, MODELAGEM PRÁTICA para confecção de roupas. Criei este blog com o intuito de ensinar a fazer moldes e passar dicas de corte e costura. Espero que gostem.

Tenho também outro blog com modelagem, costura e acabamento de roupas e acessórios infantis para bebês, crianças e adolescentes:

http://marlenemukaimoldeinfantil.com.br/

Também tenho um canal no youtube onde posto vídeo aulas ensinando a modelar e costura:

https://www.youtube.com/channel/UC9MePuw96CbeyLbj5OXS2ww

Livros, régua de modelagem e moldes prontos a venda nos seguintes sites:

Réguas de modelagem a venda no site da Mundial Réguas:
https://www.mundialreguas.com.br/buscar?q=marlene+mukai

Moldes prontos a venda no site da Maximus Tecidos:
https://www.maximustecidos.com.br/moldes-marlene-mukai-s9446508/

Livros de modelagem a venda no site:
https://clubedeautores.com.br/books/search?utf8=%E2%9C%93&where=books&what=mukai&sort=&topic_id=
https://www.maximustecidos.com.br/livro-modelagem-pratica-para-confeccao-ed-4-marlene-mukai-p51845/

64 thoughts on “Perfil

  1. Olá Marlene!

    Primeiro queria agradecer por seu trabalho, aprendo muito com você!!

    Quero seguir um dos seus molde para fazer meu vestido de noiva, mas quando baixo a imagem não consigo ler a medida e nem a sugestão de tecidos que está escrito.. poderia disponibilizar a imagem do molde do modelo: Vestido de festa ombro a ombro sereia?

    Agradeço desde já!
    Bjs
    Denise

  2. Hola Marlene te saluda Dalila Calderón – te felicito por tus conocimientos compartidos con todos los que admiramos tu trabajo.
    Mi pregunta es: si mi contorno de busto es 84 cms ¿Cuál es mi talla en tu técnica de medidas?

  3. Olá Marlene, gostaria muito de conversar contigo sobre modelagem.
    Temos algumas coisas em comum no sentido de estudos para encontrar maneiras mais eficazes e assertivas para executar modelagens.
    Desde já agradeço sua disponibilidade e a quantidade de informações que disponibiliza para todos.
    Por favor entre em contato.

  4. Marlene, olá.
    Tenho seguido seus vídeos, sempre ótimos, para tirar dúvidas e aprender mais.
    Tenho tido dificuldade na costura de bermuda, principalmente após colocar o zíper e depois costurar o cós.
    Na hora q faço o fechamento, ou seja, coloco o botão, noto que na parte q ficou na frente, logo abaixo do cós, com o zíper fechado, forma tipo uma “barriga” e fica mostrando o zíper. Pq isso acontece? Onde estou errando? Qual o segredo para o zíper ficar fechado certinho?
    Se puder me ajudar, agradeço muito.
    Obrigado.

  5. boa tarde. esses números dos moldes estão corretos? fiz uma blusa para uma criança de 1 ano e não passou na cabeça. a manga ficou menor que a cava…. nada do que fiz deu certo

  6. Bom dia,
    Marlene para você entender minhas dúvidas, vou externar a baixo um pouco da minha trajetória. Sou Bacharel em Direito, durante muito tempo, trabalhei no atendimento à adolescente em conflito com a Lei. Uma área muito estressante, mas por outro lado obtive muito sucesso, tenho na minha agenda de contato amizades, famílias as quais pude acompanhar e hoje adolescentes que se tornaram adultos com atividades profissionais licitas. Com essa minha atividade desenvolvi a Síndrome do Intestino Irritável, a qual me levou a uma internação. Depois diagnosticada com Intolerância ao glúten e lactose. Essas graças a Deus são funcionais sem gravidades, só me traz má qualidade de vida. E pensando em qualidade de vida quero atuar nessa área de modelagem, adoro, música, artes, desenho, pintura. Confesso que tenho muita criatividade. Sempre confecciono minhas próprias roupas usando revistas de figurino. Quando comecei te acompanhar no Instagram, você me inspirou para tomar a decisão de mudar minha atividade. O que quero atingir é ter o domínio da modelagem, de uma costura perfeita, criar modelos. Por onde começo? Estou organizando minhas finanças para adquirir seus livros. Quais os mais indicados nesse primeiro momento?
    Fico no aguardo das suas orientações. Grande beijo e abraços fraternos.

  7. Tenho o livro infantil e na construção da valsa base não diz quanto é a altura da pence para crianças?

  8. Olá!
    Comprei os livros, mas não consigo reproduzir os moldes.
    Tem algumas medidas que não “enxergo”.
    Sei que preciso aprender mais alguma coisa pra conseguir ler os moldes.
    Onde posso aprender a ler os moldes?
    Quanto custa pra assistir aula sobre isso?
    Grata!

  9. Estou tentando comprar moldes infantis femininos tamanho 14 mas não estou encontrando. Pode me indicar onde comprar?

  10. Minha neta de 11 anos quer que eu a ensine a costurar nas férias de janeiro próximo. Poderia me indicar um curso on line próprio para crianças para eu me basear?
    Obrigada,
    Evangelina

  11. Boa tarde Marlene.
    Amei o modelo vestido godê cava americana, frente única, costas em v curto.
    Sou iniciante, não estou entendendo o molde dele, tem como você me orientar, ou gravar um vídeo explicando melhor? Por gentileza.

  12. Boa tarde,
    comprei um livro de malhas e o outro de lingerie e moda praia. Na parte do infantil no meu livro não tem as tabelas do infantil. Poderia me enviar ou explicar por favor?
    Att,
    Rayane

  13. Querida Marlene,
    Vc é d+, adoro sua simplicidade e coerência ao ensinar.
    Uso o tamanho 46 e adoraria ver moldes de blusas/vestidos com bojo.
    Obrigada

  14. Boa noite Marlene, Comprei a 6ª edição do livro modelagem prática – Marlene Mukai, recebi no dia 28/09. Percebi que na página 34/ Base de manga simples, “acho” que possui 2 erros:
    1- vc colocou no “POR EXEMPLO “40 – 20= 10 e o certo seria 40 – 20= 20 : 2= 10
    2- vc Colocou no desenho das costas- altura diagonal da cava da FRENTE e o certo seria costas.
    Vou continuar lendo e tentando aprender e no meu “míope entendimento de modelagem e costura” se perceber algo errado vou sinalizando (não sei nada de costura, mas estou lendo c tanta atenção que percebi o relatado acima, caso eu esteja errada, por favor me sinalize.
    Muito obrigada

  15. Bom dia Marlene,

    Vivo em Portugal e da última vez que estive no Brasil comprei 4 dos seus livros, inclusive já tenho a 6.ª edição referente ao tecido plano. Amo o seu método, sou iniciante e ainda me falta muita experiência, minha filha está grávida e eu gostaria de fazer um macacão que ela pudesse utilizar com blusas por baixo, pois todo o restante da gravidez será no inverno. Tenho tecido em lã e gostaria de fazer algo encantador para ela. Você poderia me indicar algum molde seu que eu pudesse comprar? Ele poderia ser enviado pela internet ? Muitos beijinhos

  16. Sólo dar las gracias por compartir los moldes gratuitamente. He hecho un par Poleras y resultaron muy bien.
    Saludos desde Santiago, Chile

  17. Tenho um grupo no facebook onde podem postar fotos e esclarecer dúvidas sobre as modelagens: MARLENE MUKAI, MOLDE, CORTE E COSTURA

  18. Oi Marlene,
    Admiro muito seu trabalho. Estou aguardando ansiosa pelo livro de modelagem Plus size, conforme você prometeu. Gosto muito dessa área e quero me especializar nela.
    Abraços!

  19. Olá D. Marlene, boa tarde! Já há muito tempo que a sigo e adoro o seu método de ensino! Vejo todos os seus vídeos! Hoje venho humildemente pedir-lhe que desse uma explicação sobre como modelar um Macacão justo com cavas e fecho invisível nas costas! Já vi os modelos que tem no seu site mas são todos folgadinhos e eu gosto deles mais justinhos! Desde já o meu muito obrigada e um beijo.

  20. Olá!
    Primeiramente, obrigada pelo conteúdo super rico e profundo. Aprendi, e ainda aprendo muito com a sra. Realmente, muito obrigada!
    Como sugestão, que tal a sra. fazer o molde daquelas calças/shorts tão largas que dão a impressão de serem saias?

    Obrigada, e se cuide!
    🙂

  21. Cara Marlene Mukai,
    Comprei alguns de seus livros de método de modelagem e gostaria que me ajudasse em uma dúvida. Especificamente em seu livro de “Modelagem prática especial infantil” na pág. 18 e 19 vc explica a “base de manga” infantil, se é que entendi, com duas possibilidade para construí-la. A primeira tem como base as medidas do corpo da criança e na segunda a largura da manga e a cabeça da manga tem referência na “Tabela para a construção de molde de manga” que difere das medidas quando usamos a “Tabela de medidas de corpo”. Embora os resultados sejam próximos não são os mesmos, e levando em conta que minha intenção é construir o molde básico qual delas observar como referência quando cálculo a largura e cabeça da manga. Grato pela atenção.

  22. Olá,gostaria que se possível me ensinasse a como cortar esse vestido drapeado de amarrar na cintura que você postou a um dia atrás, pois já fiz k molde ,mas não estou sabendo como cortar a outra parte que não tem a amarração. Desculpa mais já analisei muito e não estou conseguindo.

  23. Boa noite Marlene. Acompanho o seu trabalho, e vc nos ajuda muito. Estou sempre aprendendo a cada dia com vc. Gostaria de poder aprender a fazer esta bata masculina, pois não consegui modelar. Deixei o site que tem o modelo dela. Desde já agradeço a sua atenção e carinho a todas nós que te acompanhamos. Um grande abraço e Fique com Deus.

  24. Marlene Boa tarde! Me chamo Adriana Alves, eu tenho aprendido muito com você, sou técnica de enfermagem,fui mandada embora do meu trabalho por justa causa, meu marido foi embora com outra, e estava sem saber o que fazer da minha vida, ganhei uma máquina de costura, minha filha comprou mais uma e decidimos fazer costura criativa, com a pandemia começamos a fazer máscaras, e foi o início da minha carreira de costura, das máscaras fui recebendo alguns pedidos de roupa, bolsas e outras coisitas, eu não tinha molde, e támbem não tinha dinheiro pra comprar, foi aí que Deus me direcionou ao seu nome e comecei a pegar seus modelos mais fáceis e costurar, por isso quero te agradecer , hoje consigo pagar minhas contas com costura, você não faz ideia do quanto me ajudou e ajuda, Deus te recompensará, sei que ainda me acho iniciante mais posso ajudar alguém porque não? Então vou gravar vídeos na internet para ajudar outras pessoas támbem, quero saber se você se incomodaria se eu indicasse você e seu vídeos, seus moldes prontos, e até mesmo suas apostila que sou doida para adiquiri-las quero te pedir pra me mandar o link pra eu colocar na descrição dos meus vídeos no you tube. Desde já te agradeço por tudo! Aqui é só um resumo de como vc usada pelo Senhor, abençoou a minha vida. Bjs obrigada.

  25. Olá Marlene,
    Tudo bem?
    Adoro seu site. Gostaria de saber se há algum meio de contato para eu enviar a foto de uma peça, pra ver se vc tem o molde, ou se sabe onde posso conseguir.
    Agradeço a atenção.

  26. hola marlene, soy de venezuela, me ayudan mucho, muchisimo tus moldes, porque no sacas una franela con manga raglan para caballero por favor,

  27. Marlene comprei seu livro de costura e modelagem em malhas e estou adorando, muito melhor do que imaginava. Parabéns

  28. Bom dia Marlene. Primeiramente obrigada por compartilhar seus moldes. Estou iniciando e me ajuda muito. Estou procurando um molde base para vestido de prenda com recorte princesa evase ( cortado sem recorte na cintura), mas não encontro nem para comprar. Tu terias alguma coisa que possa me ajudar?

  29. Só quero agradecer, no ano de 2014 comecei a costurar olhando seus vídeos, e hoje em 2020 faço belas e maravilhosas roupas, Deus abençoe sua vida e sua família, vida longa pra senhora.

  30. Bom dia, Marlene Mukay! Primeiramente quero parabenizá-la pelo belo trabalho, e também agradeço por você compartilhar a sua sabedoria conosco.
    Posso fazer um pedido? Há a possibilidade de colocar o molde do macacão feminino com manga.

    Desde já, agradeço pela atenção.

  31. bom dia marlene gostaria que voce me tirasse uma duvida se eu usar as tabelas de medidas que tem no livro acompanhando os esquemas eu poderia confecionar peças pra vender pois tenho desdo primeiro livro seu so me falta o de acabamentos e muito obrigada pelos videos que muito tenho aprendido voce e uma bençao em nossas vidas desde ja obrigada

  32. Possui vários modelos de peças de malha. Todos os moldes já com folga de vestibilidade de acordo com o modelo.

  33. Ola gostaria de saber se o livro de modelagem de malha, vem explicando so fazer as bases ou vem com peças explicando como finalizar o molde ja com barra, decote, vestibilidade?
    Eu quero comprar mais estou na duvida

  34. Diminua a medida da barra da base do retângulo. Peque esta diferença e coloque na lateral da barra. Faça o mesmo nas costas.
    A base do retângulo é a largura dele.

  35. Marlene bom dia!
    Sou iniciante na costura , vou fazer a calça de moletom feminino número 50 do seu molde. Como faço para colocar as medidas na barra da calça estou na dúvida de qual valor tirar nas laterais para chegar as medidas de 24,5 frente e 26,5 costas. No molde que vc fez para calça de viscose tem. Por isso minha dúvida de quanto tirar e acrescentar. Desde já agradeço sua atenção. Obrigada

  36. Marlene Mukai,

    Muito obrigada por suas aulas, moldes, vc é um incentivo para nós que estamos costurando, vc não tem medo de compartilhar seus conhecimentos, vc é uma verdadeira mulher segura se si.
    Vc inspira muita gente….
    Sucesso sempre……
    Bjs

  37. Bom dia amo suas aulas, muito obrigada por tudo, quanto devo cobrar uma máscara de adulto.Obrigada pela atenção.

  38. Bom dia amo suas aulas, muito obrigada por tudo . por quanto cobro uma máscara de proteção adulto, tecido tricoline de algodão e cambraia de algodão.obrigada pela atenção.

  39. Boa noite eu sou David eu amo a cozinha sou filho de uma cozinheira quero
    Uma dólmã de presente
    Sou fã do programa top Chefe e mestres dos sabor

  40. O Modelagem Prática para confecção de roupas é o básico. Tem um pouco de tudo. Adulto, feminino, masculino e infantil. Os outros já são específicos. O de alfaiataria exige um pouco de habilidade em modelagem.

  41. Bom dia. Estou pesquisando para comprar seus livros. Quero todos…rsrs, masinfelizmente por agora não dá…tenho que escolher. Vou comprar o de acabamentos e a régua…isso já está decidido. Estou em dúvida sobre o modelagem prática para confecção e o modelagem prática alfaiataria. Quero costurar para mim e já tenho um pouco de conhecimento. Gostaria de aprender mais. Qual você me aconselharia?

  42. Olá. bom dia! Parabéns por todo o trabalho e excelete ajuda profissional. Tem sido de uma enorme ajuda as suas explicações de modeagem e costura.
    Estou precisando confeccionar jaqueta alcochoada para um corpo bem específico. porém nao encontrei em nenhum lugar explicações de modelagem jaqueta tradiconal forrada e alcochoada ( com ziper, bolsos e gola). Você saberia me dizer onde eu posso achar alguma coisa?

    Obrigada e muito sucesso!!

  43. Obrigado por sua generosidade em compartilhar os moldes e as videos aulas, to sempre aqui pelo blog e youtube. Gratidão por seu trabalho.

  44. testei agora e deu certo aqui. A luneta aparece mais no início do vídeo.
    Os moldes apareciam lado a lado e agora aparecem um embaixo do outro.
    Vá correndo a página que cai encontrar.

  45. Olá Marlene como faço para ver os moldes como antigamente? Quando eu vou na luneta e coloco o molde que estou precisando não encontro mais.
    Antes era mais fácil e prático,agora passo um bom tempo procurando e mesmo assim não encontro os moldes.

  46. Entre no campo pesquisa, onde está a luneta, e digite o molde que quer.
    O site teve que ser remodelado para caber mais postagens. Não estava mais cabendo todos os moldes.

  47. Boa tarde, meu nome é Magna, amo seus moldes, mas, não estou encontrando os moldes. Como eles estão organizadora agora.?Preciso vê-los novamente. Alguém pode me ajudar?

  48. hola, el nuevo diseño no permite llegar a las imagenes rapidamente como antes…no encuentro lo que busco…toca mes por mes, año por año. no es la mejor organizacion , mejor la de antes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.